quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Exibição cineCabeça


A próxima sessão do cineCabeça, Tradições Negras, Preconceitos Atuais, tem como objetivo fomentar a discussão sobre as heranças culturais africanas e os preconceitos raciais que ainda persistem na atual sociedade brasileira. 

Durante todo o mês de novembro o Cineclube da Laia, da cidade de Camaragibe, é responsável pelas sessões do CineCabeça, e através das produções exibidas vai celebrar e debater o mês da Consciência Negra.

Programação (dia 13/11 às 14h, no Cinema São Luiz)

Aruanda  (22 min/1960/PB/Direção: Linduarte Noronha)

A história de um quilombo, formado em meados do século XIX, por escravos libertos no sertão da Paraíba. O filme, da mesma época da inauguração de Brasília, mostra uma pequena população, isolada das instituições do país, presa a um ciclo econômico trágico e sem perspectivas, variando do plantio de algodão à cerâmica primitiva. O curta é considerado um dos precursores do Cinema Novo.

Carolina (15 min/ 2003/SP/Direção: Jeferson De)

Brasil. Final dos anos 50. Carolina de Jesus escreve seu diário. Dentro de seu barraco ela denuncia a fome, o preconceito e a miséria. Publicada, torna-se um sucesso editorial, sendo editada em 13 línguas. Apesar do reconhecimento imediato e explosivo, a “exótica” mulher negra e ex-favelada falece pobre. Passadas algumas décadas, as palavras de Carolina continuam a ser uma denúncia contra a miséria em que se encontram milhões de pessoas.

Yalorixás do Recife (1996/ 25 min/PE/Direção: Lia Menezes)

O vídeo aborda a importância de yalorixás como Dona Santa, Dona Badia, Dona Madalena, Dona Biu do Xambá, Dona Nize Beltron e Dona Rosa Belarmina para a permanência dos cultos no Estado de Pernambuco.

Babalorixá Mário Miranda, Maria Aparecida no Carnaval (1974/ PE/Direção: Jomard Muniz de Brito e Carlos Cordeiro)

Retrato bem-humorado do babalorixá Mário Miranda, que fala sobre sua vida no candomblé e entre outras coisas, conta que no Carnaval se veste de Maria Aparecida.

Após a sessão, haverá debate com os realizadores Lia Menezes (pesquisadora e produtora cultural) e Jomard Muniz de Brito (filósofo pop, poeta, performer e agitador cultural).

O cineCabeça, projeto que acontece em todas as tardes do sábado no Cinema São Luiz, tem como objetivo fomentar e difundir a prática do cineclubismo em Pernambuco através da exibição de filmes nacionais e conseqüente realização de discussões. O cineCabeça integra o programa Células Culturais nas Escolas/Pacto pela Vida, é coordenado pela FUNDARPE, em parceria com o Programa CinEscola, o Centro de Atitudes e a Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário